quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

10 Curiosidades da Bíblia

1 – Lucas de Antioquia, ou São Lucas, para os católicos, é o único autor não judeu da Bíblia. Lucas era grego, médico (não por acaso ele é o santo padroeiro dos médicos e o dia da sua festa é o dia dos médicos) e companheiro de Paulo em suas viagens missionárias. É também autor do único evangelho que tem uma continuação – o Ato dos Apóstolos.
2 – O Apocalipse de São João quase não entrou na lista de livros “autorizados” da Bíblia. No começo ele competiu com o Apocalipse de São Pedro e chegou a ser retirado do cânon bíblico Foi preciso muita briga para inclui-lo de volta, a contragosto do bispo de Roma, no Concílio de Cartago em 397.
3 – Outros livros contestados e que acabaram ficando de fora da Bíblia na última hora são a Epístola a Regino, o Pastor de Hermes, a Epístola aos Laodicenses, entre outros. Além do Apocalipse de São João, conseguiram uma vaga na última hora a Epístola aos Hebreus (veja abaixo), a 2ª Epístola de Pedro, a 2ª e a 3ª Epístolas de João e a Epístola de Judas.
4 – Todos os estudiosos modernos da Bíblia concordam que a Epístola aos Hebreus não é obra de São Paulo, apesar de ter sido incluída como tal na Bíblia. Seu provável autor é Apolo, um pregador vindo de Alexandria e que parece ter rivalizado com Paulo na pregação missionária. Há também quem ache que a epístola é obra de Lucas, mas não faz nenhum sentido um grego escrevendo uma epístola aos hebreus.
5 – Na Epístola aos Colossenses Paulo cita uma carta que haveria sido escrita para os fiéis da Laodicéia, mas a carta nunca foi encontrada. Uma versão acabou sendo recusada para entrar na lista oficial de livros da Bíblia pelo já citado Concílio de Cartago.
6 – Depois do Concílio de Cartago, a Bíblia “oficial” passou a ter 76 livros. Na esteira da Reforma Protestante o Concílio de Trento retirou três livros (2 e 3 Esdras e a Oração de Manasses) e a Bíblia católica passou a contar com 73 livros.
7 – A Bíblia protestante e evangélica tem 66 livros. No Novo Testamento não há diferenças, e no Antigo Testamento os cismáticos (com os chamam os católicos) não consideram como inspirados Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Sabedoria, Eclesiástico (Ben Sira ou Sirácida) e Baruque (com a carta de Jeremais junto) além de trechos em grego dos livros de Ester e Daniel, e de uma diferença na contagem dos Salmos.
8 – Na 2ª Epístola aos Corintios Paulo diz que tem um “espinho na carne” enviado para Deus para que ele não se vangloriasse. Há quem ache que Paulo tivesse algum defeito físico ou uma doença crônica. Isso, explicaria, a propósito, porque o médico Lucas fazia parte da comitiva de Paulo…
9 – Os evangelhos de Marcos, Mateus e Lucas tem várias passagens em comum, como se um tivesse copiado o outro. Há duas hipóteses para explicar isso: ou os três bateram um papo animado depois de um dia de pregação e acabaram compartilhando material ou eles tiveram acesso a uma fonte comum. Essa fonte poderia ser o famoso manuscrito Q (Q é oriundo da palavra alemã Quelle , que significa “fonte”) que supostamente seria um registro das palavras e atos de Jesus compilados em primeira mão por um dos seus discípulos ou ouvintes.
10 – Depois do suicídio de Judas Iscariotes, os apóstolos decidiram escolher outra pessoa para completar o número de 12 apóstolos. Entre 120 pessoas, a disputa ficou entre José, o Justo e Matias, que acabou sendo escolhido por sorteio a se juntar aos outros onze apóstolos.

FONTE: Depokafé

Nenhum comentário:

Postar um comentário